O Jackplate é um acessório destinado à melhorar a performance em barcos, sobretudo em embarcações de alto desempenho.
O termo "Jack", em inglês, tem como significado o mesmo do nosso macaco de automóvel, e a palavra "plate" significa placa ou cavalete nos termos da nautica nacional. Ao pé da letra, num inglês tupiniquim, podemos usar "cavalete de levantamento".

Suas principais funções são o melhor posicionamento do motor em relação à linha do fundo do casco da embarcação, o afastamento da rabeta em relação ao centro de massa do casco e a altura do hélice em relação à superfície livre da água. Via de regra, o giro dos motores aumenta na medida em que subimos o motor em direção à tirá-lo da água, possibilitando maiores velocidades finais. Para cada casco há um limite e este limite dependerá basicamente da geometria do final "end" do casco (define o fluxo hidrodinâmico) e do afastamento da rabeta em relação ao "end" de cada casco. Portanto, uma das funções específicas do Jack Plate é a regulação do giro do motor para as condições recomendadas pelo fabricante da motorização, possibilitando buscar a máxima eficiência, na configuração de motor e hélice escolhidos.
A outra função do Jackplate é a de alongador. É aí que se diferencia o uso de Jackplate nas medidas 4", 5", 6", 8", 10", 14" (medidas usuais). Alguns cascos apresentam em situação de planeio em altas velocidades, o seu centro de sustentação muito próximo (atrasado) em relação à rabeta, tornando críticas as estabilidades lateral ("roll") e longitudinal ("pitching").
O movimento de "Roll" ou rolamento induzido nesta condição tende se tornar cada vez mais intenso, causando uma instabilidade lateral e a derivação da direção de deslocamento conhecida como "Chine Walk" que pode por fim tornar inviável a corrida. É preciso dizer que este movimento também está ligado à altura do motor em relação à linha de quilha do casco.

O movimento de "Pitching" ou arfagem, é muito conhecido de todos os navegantes como a famosa cavalgada. O afastamento do centro de sustentação do casco em relação ao ponto de empucho promovido pelo hélice pode ser insuficiende, fazendo com que o casco assuma um angulo de ataque mais pronunciado, e este fenômeno pode se repetir e se tornar instavel a depender das novas pressões hidrodinâmicas que se definem neste novo  angulo de navegação, inviabilizando a navegação. Via de regra, cascos com a linha de quilha longa necessitam de maiores afastamentos. Já cascos com linha de quilha curta (e/ou offset pronunciado - linha de "end" bem abaixo da embarcação) tendem a usar afastamentos menores, independente do tamanho da embarcação.

Tudo isso é um equilibrio instável, em que podemos acrescentar como variáveis, ainda, o peso do casco, design do casco (ângulo do V e área de sustentação - "bottom side area"), peso do motor, sustentação aerodinâmica, distribuição de peso na embarcação, configuração de hélice, formato da rabeta, entre outras de menor influência.
É possível a instalação de Jackplate em praticamente todos os tipos de cascos com motor fora borda (motor de popa), em qualquer potência, e em conjunto com qualquer sistema tradicional de direção. Alguns modelos contam com unidades de acionamento hidráulico para o ajuste ponto a ponto durante a navegação.

Na prática, percebemos que para barcos de baixa motorização os ganhos de velocidade não são tão expressivos (menor que 5%), desde que se tenha uma embarcação que possibilite usar o trim e todo o potencial do motor. Barcos de alumínio tendem a ter dificuldades no uso do trim, por se tratarem de cascos com perfil hidrodinâmico pouco desenvolvido, o que não proporciona a devida retenção da pressão hidrodinâmica em sua porção mais à popa, mesmo que extremamente leves, com exceção de alguns cascos preparados para isto.
Quanto à estabilidade e manobrabilidade, aí sim o ganho é expressivo com o alongamento. Existe uma relação forte entre a estabilidade e a velocidade, sendo que barcos mais estáveis possibilitam maiores velocidades. Outro pontos a considerar são a economia de combustível, a manutenção das condições de garantia do motor (giro e pressão de água de resfriamento corretos),e o prazer e  segurança durante a navegação.
Sempre siga a orientação do fabricante do casco com relação ao uso de Jackplate.

Fonte:
GILBERTO COSTA  -  XTREME BOATS - NÓS CONSTRUÍMOS SONHOS!

Home
Empresa
Catálogo
Onde Comprar
Matérias

(41) 3675-2292
Contato
Todos os direitos reservados
à Nitroimports
Design Vanilldalima
Rua Major Vicente de Castro, 93

Vila Fanny - CEP 81.030.020

Curitiba - Paraná - Brasil
Fale Conosco Fale Conosco